EMBLEMAS

 Insígnea A1

              É uma lembrança e uma demonstração de respeito à trindade: Deus Pai, Filho e Espírito Santo. É também, uma apresentação do objetivo principal do clube dos Desbravadores: o crescimento equilibrado, físico, mental e espiritual (Lucas 2:52). Este símbolo deve ser usado exclusivamente para ser colocado na manga direita do Uniforme de Gala, em mais nenhum lugar.

 Insígnea A2

                         É usado na cobertura (5 cm) e aparece na fivela, prendedor e no globinho. Não contém as inscrições DESBRAVADORES e CLUBE, o escudo com a espada fica centralizado.

Suas Cores e Símbolos:
 Branco: Significa a pureza que deve ser vista na vida do Desbravador. Pureza de motivos, propósitos,  pensamentos, olhares, palavras, etc. (Apocalipse 3:5).
 
Azul: Significa lealdade. O Desbravador deve ser leal à Deus, à família, à igreja e à pátria.
 Amarelo: Significa a excelência dos ideais. O Desbravador deve buscar metas grandes e nobres.
 Vermelho: Significa sacrifício e redenção no sangue de Cristo. É a cor do sangue, da vida, do trabalho e  esforço. (Rom. 5:9).
 Escudo: Significa fé e proteção. Representa a defesa, a coragem, a confiança em Deus para enfrentar  lutas e tentações. (II Tim. 4:6).
 Espada: Significa a Bíblia. A espada é usada na guerra. Estamos numa batalha contra o fracasso,  desânimo e o pecado, e nossa arma é a palavra de Deus. (Efésios 6:17).

 Globinho

                              Contém a insígnia A2 sobre fundo na cor do uniforme e representa a organização mundial dos Clubes de Desbravadores da Igreja Adventista do Sétimo Dia. É usado na manga esquerda da camisa ou blusa, na faixa do Desbravador e no lenço do Desbravador. No lenço e na faixa do Desbravador é apenas traçado em azul.

 Insígnea B

                             Apresenta um triângulo estilizado sobre um globo com o desenho da América do Sul conforme modelo ao lado. Pode ser usada para divulgação, colocando-se em folhetos, anúncios, cartazes, na camiseta e boné do uniforme de atividade. E sempre que se justificar o uso de uma figura menos formal.

 Octógono

                                  Figura equilátera, com cada um dos oito lados, medindo 5 cm, como globo dourado estilizado em fundo azul e as seis estrelas douradas que simbolizam as classes regulares, conforme modelo acima (mostrando que o líder deve ter as seis classes para ser um líder). Representa que o líder de Desbravadores está acreditado  internacionalmente com autoridade para participar nas cerimônias de investidura. É usado no  prendedor, faixa de especialidades e lenço do líder investido.

 A BANDEIRA DOS DESBRAVADORES

                                     O pastor Henry Berg, na ocasião, diretor dos jovens da Associação Central da Califórnia, foi quem projetou em 1948 a Bandeira oficial dos Desbravadores. Cada cor da Bandeira representa uma característica dos desbravadores: Azul, Lealdade; Amarelo, Excelência; Branco, Pureza; Vermelho, Sacrifício e Coragem.

A Bandeira do Clube de Desbravadores tem 90 cm de altura e 135  cm de largura. Uma insígna dos desbravadores de 30 cm de altura por igual a medida de largura,  encontra-se no meio da bandeira. As cores das insígnas deverão ser as mesmas da insígna pequena  que se usa no uniforme. A bandeira se divide em 4 partes. A bandeira deve ser posta em mastro de  2,30 m de altura, sendo de 1,5 polegadas de diâmetro.

                                                                                      por João Barbosa

Deixe um comentário